top of page

CORPO EDITORIAL

Sou um parágrafo. Clique aqui para adicionar e editar seu próprio texto. É fácil.

Prof.ª Dr.ª Patricia Gomes Rufino Andrade

​

Doutora em Educação - Diversidades e práticas inclusivas (2013). Professora Adjunta do Departamento de Educação, Política e Sociedade. Graduada em Geografia (1992), graduada em Pedagogia pela Universidade de Uberaba (2010), Mestre em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo (2007). Pesquisadora e Coordenadora do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros da UFES, pesquisa Educação Quilombola, Educação do Campo, Práticas Pedagógicas para Educação Etnicorracial, Conteúdos e Metodologias para o Ensino de Geografia. Membro do grupo de Pesquisa Cnpq - Territórios e Territorialidades Rurais e Urbanas, atuando principalmente nos seguintes temas: Curriculo, politica educacional, etnicidade afro-brasileira, territorialidade e interculturalidade. Coordenadora do Núcleo de Estudos Afro Brasileiros da Universidade Federal do Espírito Santo.

Prof.ª Dr.ª Aissa Afonso Guimarães

​

 

Doutora em Comunicação e Cultura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - ECO/UFRJ, mestre em Filosofia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - IFCS/UFRJ e graduada em Filosofia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - IFCS/UFRJ; atualmente é professora associada da Universidade Federal do Espírito Santo/UFES, docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Artes - PPGA/UFES; atua no campo do patrimônio cultural imaterial brasileiro, com ênfase nas artes populares, culturas e tradições afro-brasileiras. 

Prof.ª Dr.ª Cleyde Rodrigues Amorim

​

 

Doutora em Antropologia Social pela Universidade de São Paulo (2002). É professora e pesquisadora da Universidade Federal do Espírito Santo - UFES, no Departamento de Educação, Política e Sociedade e no Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros - NEAB/UFES. Tem experiência em Antropologia das populações afro-brasileiras e atuou principalmente nos seguintes temas: remanescentes de quilombos, população Kalunga (Goiás), identidades étnicas e culturais, práticas culturais afro-brasileiras, religiões afro-brasileiras, pesquisa sobre diversidades, relações etnicorraciais, identidades e relações raciais na educação; populações tradicionais de matriz africana e religiões afro-brasileiras. Participa do Observatório de Políticas de Ações Afirmativas (OPAA) e atualmente coordena o Curso de Especialização UNIAFRO: Políticas de Promoção da Igualdade Racial na Escola - NEAB/UFES/SECADI/MEC , o Programa de Extensão AFRICANIDADES: Identidades, Religiosidades e Patrimônio Cultural (MEC/UFES 2015-2016) e o Grupo de Pesquisa POLÍTICAS DE INCLUSÃO E EDUCAÇÃO PARA AS RELAÇÕES ETNICO-RACIAS - UFES, (CNPq).

Prof. Dr. Sandro José da Silva

​

 

Doutor em Antropologia pela Universidade Federal Fluminense, mestre em Antropologia Social pela Universidade Estadual de Campinas e Bacharel em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Espírito Santo. Professor Adjunto na Universidade Federal do Espírito Santo na Graduação em Ciências Sociais e nos Programas de Pós-Graduação em Ciências Sociais e Direito. Membro do Comitê de Quilombos da Associação Brasileira de Antropologia. Desenvolve projetos de pesquisa e extensão sobre relações étnico-raciais, patrimônio cultural e Direitos Humanos. É consultor da temática povos e comunidades tradicionais. 

​

Prof. Dr. Osvaldo Martins de Oliveira

​

 

Possui mestrado em Antropologia pela Universidade Federal Fluminense (1999) e doutorado em Antropologia Social pela Universidade Federal de Santa Catarina (2005). Atualmente é professor da área de antropologia no Departamento e na Pós-Graduação em Ciências Sociais da Universidade Federal do Espírito Santo. Tem experiência didática e de pesquisa nas áreas de antropologia e sociologia, atuando principalmente nos seguintes temas: identidade, memória, territórios negros (rurais e urbanos), quilombos, comunidades religiosas de matriz africana e patrimônio cultural. 

Prof.ª Dr.ª Miriã Lúcia Luiz

​

 

Possui graduação em Pedagogia pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Colatina (2004), graduação em História, pela Universidade de Uberaba (2009). Especialização em Orientação Educacional. Possui mestrado (2010) e doutorado (2015) em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo. É membro do Núcleo Capixaba de Pesquisa em História da Educação (NUCAPHE). É professora Adjunto-A do Quadro Permanente da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). 

Prof. Dr. Alexsandro Rodrigues

​

 

Professor Adjunto III da Universidade Federal do Espírito Santo. Professor do Programa de Pós-Graduação em Psicologia Institucional na linha de pesquisa: Subjetividade, Processos Educacionais e Trabalho . Interesses de Pesquisas: Processos de subjetivação, produção cultural do corpo, gênero, identidade de gênero, sexualidades, homossexualdiades, lesbianidades, travestilidades e sujeitos trans. Religiosidades e opressões. Currículos praticados e Formação continuada dos trabalhadores culturais. Membro do conselho Estadual de Direitos Humanos. Coordenador do Grupo de Estudos e Pesquisas em Sexualidade da Ufes e do Núcleo de Pesquisa em Sexualidade da Ufes. 

Prof. Dr. Alexandro Braga Vieira

​

 

Professor Adjunto "A" do Centro de Educação da Universidade Federal do Espírito Santo - Departamento de Educação, Política e Sociedade (DEPS). Possui graduação em Letras (2001) e Pedagogia (2012). Especialização Latu sensu em Administração Escolar (2002) e em Atendimento Educacional Especializado (2012). Mestrado (2008) e Doutorado (2012) em Educação e Pós-Doutorado pela Universidade Federal do Espírito Santo. Desenvolve pesquisas no âmbito da Educação e da Educação Especial nas áreas de formação docente, políticas públicas, currículo, atendimento educacional especializado e práticas pedagógicas inclusivas.

Profª. Me. Leonor Franco de Araujo

​

 

Graduação em Licenciatura em História pela Universidade Federal do Espírito Santo (1983), especialização em História das Sociedades Agrárias, realizada na Universidade Federal de Goiás, e mestra em História Social das Relações Políticas, pela UFES. Atualmente é professora assistente da Universidade Federal do Espírito Santo, atuando principalmente nos seguintes temas: Espírito Santo, Comunidades Negras e Quilombolas, Escravidão, Racismo, Educação das Relações Étnico-raciais e Currículo. Coordenadora Geral de Educação para a Diversidade da SECAD/MEC de 2007 a 2010. Coordenadora Geral do programa Conexões de Saberes MEC/SECAD/UFES, de maio de 2006 a 2007 e Coordenadora Nacional do Programa Conexões de Saberes de 2008 a 2010. Gerente de Projetos e Coordenadora do Programa Brasil Quilombola da SEPPIR/PR de 2011 a 2012. Diretora do Museu Solar Monjardim UFES/IPHAN, de 1990 a 1993. Coordenadora do NEAB-UFES, 2005 a 2007.Vice-Coordenadora do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros(NEAB/UFES), 2016 a 2018. Membro da Comissão Pró-cotas da UFES, entre os anos de 2004 e 2006.Membro da Comissão Permanente de Políticas e Ações em Educação das Relações Étnico-raciais da UFES, desde julho de 2016. Coordenadora do Observatório de Políticas de Ações Afirmativas (OPAA - projeto da Região Sudeste, 2016) da UFES. Membro da Comissão da Memória e da Verdade sobre a Escravidão Negra no Brasil, sessão Espirito Santo, OAB-ES, 2015. Pesquisadora no grupo de pesquisa EDUCAÇÃO PARA AS RELAÇÕES ETNICO-RACIAIS, TERRITORIALIDADES E INCLUSÃO, da Universidade Federal do Espírito Santo. Consultora Especializada em Educação Ambiental Crítica e Políticas Públicas para Comunidades Quilombolas. 

​

​

​

Profª. Me. Larissa de Albuquerque Silva

​

 

Graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Espírito Santo (2012), Mestra (2016) pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais pela mesma instituição acadêmica e Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da Universidade Federal do Amazonas (PPGAS/UFAM), realiza trabalhos etnográficos nas comunidades afro-brasileiras no Estado do Espírito Santo, abordando as seguintes linhas de pesquisa antropológica: Identidade, Memória e Patrimônio Cultural. Membra da equipe técnica da Revista Simbiótica, do Núcleo de Estudos Indiciários (NEI), vinculado ao Departamento de Ciências Sociais e aos Programas de Pós-Graduação em História e em Ciências Sociais da UFES. Foi bolsista do Programa de Pesquisa e Extensão (ProExt-UFES) Jongos e Caxambus: culturas afro-brasileira no Espírito Santo, esse que é a continuidade do Programa de Extensão, ano 2012, Territórios e territorialidades rurais e urbanas: processos organizativos, memórias e patrimônio cultural afro-brasileiro nas comunidades jongueiras do Espírito Santo, na qual, também fez parte. Concomitante as atividades daquele programa, realiza um trabalho etnográfico na comunidade negra de São Mateus, Anchieta (ES), direcionando a análise para os processos organizativos políticos e religiosos. Associada Pós-Graduanda da Associação Brasileira de Antropologia.

Prof. Me. Yuri Miguel Macedo

​

 

Professor de Sociologia da Secretaria de Estado de Educação do Espirito Santo nas escolas: Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Professor Manoel Abreu e Escola Estadual de Ensino Médio Emir de Macedo Gomes. Possui Maestría en Educación con mención en Currículo, pela Pontifícia Universidad Católica del Perú, Bacharel e Licenciado em Ciências Sociais pela Universidade Federal Fluminense, atuando principalmente nos seguintes temas: Identidade, Cultura, Classe, Gênero, Educação, Devoções. Membro da Sociedade Brasileira de Sociologia e da Federação Nacional de Sociólogos. Conselheiro do Conselho Municipal de Cultura biênio de 2017-2019 município de Linhares-ES.

bottom of page