CORPO EDITORIAL
Sou um parágrafo. Clique aqui para adicionar e editar seu próprio texto. É fácil.
Prof.ª Dr.ª Patricia Gomes Rufino Andrade
Doutora em Educação - Diversidades e práticas inclusivas (2013). Professora Adjunta do Departamento de Educação, Política e Sociedade. Graduada em Geografia (1992), graduada em Pedagogia pela Universidade de Uberaba (2010), Mestre em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo (2007). Pesquisadora e Coordenadora do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros da UFES, pesquisa Educação Quilombola, Educação do Campo, Práticas Pedagógicas para Educação Etnicorracial, Conteúdos e Metodologias para o Ensino de Geografia. Membro do grupo de Pesquisa Cnpq - Territórios e Territorialidades Rurais e Urbanas, atuando principalmente nos seguintes temas: Curriculo, politica educacional, etnicidade afro-brasileira, territorialidade e interculturalidade. Coordenadora do Núcleo de Estudos Afro Brasileiros da Universidade Federal do Espírito Santo.
Prof.ª Dr.ª Aissa Afonso Guimarães
Doutora em Comunicação e Cultura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - ECO/UFRJ, mestre em Filosofia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - IFCS/UFRJ e graduada em Filosofia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - IFCS/UFRJ; atualmente é professora associada da Universidade Federal do Espírito Santo/UFES, docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Artes - PPGA/UFES; atua no campo do patrimônio cultural imaterial brasileiro, com ênfase nas artes populares, culturas e tradições afro-brasileiras.
Prof.ª Dr.ª Cleyde Rodrigues Amorim
Doutora em Antropologia Social pela Universidade de São Paulo (2002). É professora e pesquisadora da Universidade Federal do Espírito Santo - UFES, no Departamento de Educação, Política e Sociedade e no Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros - NEAB/UFES. Tem experiência em Antropologia das populações afro-brasileiras e atuou principalmente nos seguintes temas: remanescentes de quilombos, população Kalunga (Goiás), identidades étnicas e culturais, práticas culturais afro-brasileiras, religiões afro-brasileiras, pesquisa sobre diversidades, relações etnicorraciais, identidades e relações raciais na educação; populações tradicionais de matriz africana e religiões afro-brasileiras. Participa do Observatório de Políticas de Ações Afirmativas (OPAA) e atualmente coordena o Curso de Especialização UNIAFRO: Políticas de Promoção da Igualdade Racial na Escola - NEAB/UFES/SECADI/MEC , o Programa de Extensão AFRICANIDADES: Identidades, Religiosidades e Patrimônio Cultural (MEC/UFES 2015-2016) e o Grupo de Pesquisa POLÍTICAS DE INCLUSÃO E EDUCAÇÃO PARA AS RELAÇÕES ETNICO-RACIAS - UFES, (CNPq).
Prof. Dr. Sandro José da Silva
Doutor em Antropologia pela Universidade Federal Fluminense, mestre em Antropologia Social pela Universidade Estadual de Campinas e Bacharel em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Espírito Santo. Professor Adjunto na Universidade Federal do Espírito Santo na Graduação em Ciências Sociais e nos Programas de Pós-Graduação em Ciências Sociais e Direito. Membro do Comitê de Quilombos da Associação Brasileira de Antropologia. Desenvolve projetos de pesquisa e extensão sobre relações étnico-raciais, patrimônio cultural e Direitos Humanos. É consultor da temática povos e comunidades tradicionais.
Prof. Dr. Osvaldo Martins de Oliveira
Possui mestrado em Antropologia pela Universidade Federal Fluminense (1999) e doutorado em Antropologia Social pela Universidade Federal de Santa Catarina (2005). Atualmente é professor da área de antropologia no Departamento e na Pós-Graduação em Ciências Sociais da Universidade Federal do Espírito Santo. Tem experiência didática e de pesquisa nas áreas de antropologia e sociologia, atuando principalmente nos seguintes temas: identidade, memória, territórios negros (rurais e urbanos), quilombos, comunidades religiosas de matriz africana e patrimônio cultural.
Prof.ª Dr.ª Miriã Lúcia Luiz
Possui graduação em Pedagogia pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Colatina (2004), graduação em História, pela Universidade de Uberaba (2009). Especialização em Orientação Educacional. Possui mestrado (2010) e doutorado (2015) em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo. É membro do Núcleo Capixaba de Pesquisa em História da Educação (NUCAPHE). É professora Adjunto-A do Quadro Permanente da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES).
Prof. Dr. Alexsandro Rodrigues
Professor Adjunto III da Universidade Federal do Espírito Santo. Professor do Programa de Pós-Graduação em Psicologia Institucional na linha de pesquisa: Subjetividade, Processos Educacionais e Trabalho . Interesses de Pesquisas: Processos de subjetivação, produção cultural do corpo, gênero, identidade de gênero, sexualidades, homossexualdiades, lesbianidades, travestilidades e sujeitos trans. Religiosidades e opressões. Currículos praticados e Formação continuada dos trabalhadores culturais. Membro do conselho Estadual de Direitos Humanos. Coordenador do Grupo de Estudos e Pesquisas em Sexualidade da Ufes e do Núcleo de Pesquisa em Sexualidade da Ufes.
Prof. Dr. Alexandro Braga Vieira
Professor Adjunto "A" do Centro de Educação da Universidade Federal do Espírito Santo - Departamento de Educação, Política e Sociedade (DEPS). Possui graduação em Letras (2001) e Pedagogia (2012). Especialização Latu sensu em Administração Escolar (2002) e em Atendimento Educacional Especializado (2012). Mestrado (2008) e Doutorado (2012) em Educação e Pós-Doutorado pela Universidade Federal do Espírito Santo. Desenvolve pesquisas no âmbito da Educação e da Educação Especial nas áreas de formação docente, políticas públicas, currículo, atendimento educacional especializado e práticas pedagógicas inclusivas.
Profª. Me. Leonor Franco de Araujo
Graduação em Licenciatura em História pela Universidade Federal do Espírito Santo (1983), especialização em História das Sociedades Agrárias, realizada na Universidade Federal de Goiás, e mestra em História Social das Relações Políticas, pela UFES. Atualmente é professora assistente da Universidade Federal do Espírito Santo, atuando principalmente nos seguintes temas: Espírito Santo, Comunidades Negras e Quilombolas, Escravidão, Racismo, Educação das Relações Étnico-raciais e Currículo. Coordenadora Geral de Educação para a Diversidade da SECAD/MEC de 2007 a 2010. Coordenadora Geral do programa Conexões de Saberes MEC/SECAD/UFES, de maio de 2006 a 2007 e Coordenadora Nacional do Programa Conexões de Saberes de 2008 a 2010. Gerente de Projetos e Coordenadora do Programa Brasil Quilombola da SEPPIR/PR de 2011 a 2012. Diretora do Museu Solar Monjardim UFES/IPHAN, de 1990 a 1993. Coordenadora do NEAB-UFES, 2005 a 2007.Vice-Coordenadora do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros(NEAB/UFES), 2016 a 2018. Membro da Comissão Pró-cotas da UFES, entre os anos de 2004 e 2006.Membro da Comissão Permanente de Políticas e Ações em Educação das Relações Étnico-raciais da UFES, desde julho de 2016. Coordenadora do Observatório de Políticas de Ações Afirmativas (OPAA - projeto da Região Sudeste, 2016) da UFES. Membro da Comissão da Memória e da Verdade sobre a Escravidão Negra no Brasil, sessão Espirito Santo, OAB-ES, 2015. Pesquisadora no grupo de pesquisa EDUCAÇÃO PARA AS RELAÇÕES ETNICO-RACIAIS, TERRITORIALIDADES E INCLUSÃO, da Universidade Federal do Espírito Santo. Consultora Especializada em Educação Ambiental Crítica e Políticas Públicas para Comunidades Quilombolas.
Profª. Me. Larissa de Albuquerque Silva
Graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Espírito Santo (2012), Mestra (2016) pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais pela mesma instituição acadêmica e Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da Universidade Federal do Amazonas (PPGAS/UFAM), realiza trabalhos etnográficos nas comunidades afro-brasileiras no Estado do Espírito Santo, abordando as seguintes linhas de pesquisa antropológica: Identidade, Memória e Patrimônio Cultural. Membra da equipe técnica da Revista Simbiótica, do Núcleo de Estudos Indiciários (NEI), vinculado ao Departamento de Ciências Sociais e aos Programas de Pós-Graduação em História e em Ciências Sociais da UFES. Foi bolsista do Programa de Pesquisa e Extensão (ProExt-UFES) Jongos e Caxambus: culturas afro-brasileira no Espírito Santo, esse que é a continuidade do Programa de Extensão, ano 2012, Territórios e territorialidades rurais e urbanas: processos organizativos, memórias e patrimônio cultural afro-brasileiro nas comunidades jongueiras do Espírito Santo, na qual, também fez parte. Concomitante as atividades daquele programa, realiza um trabalho etnográfico na comunidade negra de São Mateus, Anchieta (ES), direcionando a análise para os processos organizativos políticos e religiosos. Associada Pós-Graduanda da Associação Brasileira de Antropologia.
Prof. Me. Yuri Miguel Macedo
Professor de Sociologia da Secretaria de Estado de Educação do Espirito Santo nas escolas: Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Professor Manoel Abreu e Escola Estadual de Ensino Médio Emir de Macedo Gomes. Possui Maestría en Educación con mención en Currículo, pela Pontifícia Universidad Católica del Perú, Bacharel e Licenciado em Ciências Sociais pela Universidade Federal Fluminense, atuando principalmente nos seguintes temas: Identidade, Cultura, Classe, Gênero, Educação, Devoções. Membro da Sociedade Brasileira de Sociologia e da Federação Nacional de Sociólogos. Conselheiro do Conselho Municipal de Cultura biênio de 2017-2019 município de Linhares-ES.